VÍDEOS

NESTA PÁGINA DO BLOG VOCÊ PODERÁ ASSISTIR VÍDEOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO DE TEXTOS.


Assista o vídeo de uma entrevista do especialista Cláudio Bazzoni assessor da Prefeitura de São Paulo. Ele explica como as práticas de leitura e de escrita devem ser ensinadas na escola.



“O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema de escrita”.
Délia Lerner, educadora argentina.



Este vídeo mostra reflexões de membros do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco sobre a leitura e produção de textos na alfabetização.




A importância do trabalho de leitura e escrita de textos no processo de alfabetização tem sido constantemente reafirmada. De fato, não mais se admite pensar em alfabetização como simples aquisição de um código de tradução e produção de sinais gráficos. A literatura acadêmica tem respaldado uma mudança de enfoque no que se refere aos modos de ensinar a leitura e a escrita, recomendando uma integração, desde as fases iniciais, entre atividades de reflexão acerca do sistema de escrita alfabético e o contato intenso com a produção e leitura de textos diversificados. No entanto, a passagem entre o que se defende enquanto princípios e concepções e o fazer efetivo da sala de aula não ocorre de forma automática. A sala de aula é, portanto, o foco deste vídeo, que foi pensado a partir da crença de que é somente fazendo e refletindo sobre o que é feito lá que poderemos avançar nessa passagem.



Assista os vídeos que compõem uma aula sobre coesão textual, ministrados pela Professora Suzana Luz, ela nos apresenta formas de como construir um texto coeso. 




  


  

 " a coesão é um fenômeno que concerne à organização 
dos elementos na superfície do texto, de modo a promover
e a indicar a continuidade das ocorrências verbais, em
correlação com a continuidade, progressão e unidade
semântica subjacentes e, ainda, em interação com 
outras propriedades da textualidade " ( ANTUNES, 
1996, p. 38 ). 


Um comentário: