
1.
O que é um texto?
Maria Costa Val (1994), em seu livro Redação
e Textualidade, aborda que para se melhor compreender o fenômeno da
produção de texto escritos é necessário entender previamente o que
caracteriza texto, escrito ou oral.
Pode-se definir texto ou discurso como ocorrência
linguistica falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade
sociocomunicativa, semântica e formal.
Antes de mais nada, um texto é uma unidade de
linguagem de uso. Tem papel determinante em sua produção e recepção uma série de
fatores pragmáticos, tais como: as intenções do produtor; o jogo de imagens
mentais e o espaço de perceptibilidade visual e acústica comum, na comunicação
face a face.
A segunda propriedade básica de um texto é o fato
de ele constituir uma unidade semântica. Uma ocorrência linguística precisa ser
percebida pelo receptor como um todo significativo, coerente.
Finalmente, o texto se caracteriza por sua
unidade formal, material. Seus constituintes linguísticos devem, se mostrar irreconhecivelmente
integrados, de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso.
Portanto, um texto será bem compreendido quando
avaliado sob três aspectos:
a) Pragmático,
que tem a ver com seu funcionamento enquanto atuação informacional e
comunicativa.
b) O
semântico conceitual, de que depende de sua coerência;
c) O
formal, que diz respeito à sua coesão.
2. O que é textualidade
De acordo com a autora, chama-se de textualidade
ao conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e
não apenas um sequencia de frases.
Beaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsáveis pela
textualidade de um discurso qualquer; a coerência
e a coesão, que se relacionam com o material conceitual linguístico do
texto, e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situcionalidade, a informatividade
e a intertextualidade, que tem a ver
com os fatores pragmático.
2.1 Coerência
e coesão
A coerência é considerada o fator
fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto.
Envolve não somente aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos, na medida
em que depende do partilhar de conhecimentos
entre interlocutores. O seu sentido é construído
não só pelo produtor como também pelo recebedor.
A coesão é a manifestação linguística
da coerência. Responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de
mecanismos gramaticais e lexicais.
A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a inter- relação semântica entre os elementos do discurso respondendo pelo que se pode chamar de conectividade textual. A coerência diz respeito ao nexo entre os conceitos e a coesão, à expressão desse nexo no plano linguístico.
Para que um texto seja coerente e coeso ele necessita de certos requisitos como: a continuidade, a progressão, a não-contradição e a articulação.
Clique AQUI e saiba mais sobre coesão e coerência.
Para que um texto seja coerente e coeso ele necessita de certos requisitos como: a continuidade, a progressão, a não-contradição e a articulação.
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2.2 Os fatores pragmáticos da textualidade
A intencionalidade e a aceitabilidade, segundo Beaugrande e Dressler(1983) se referem aos protagonistas do ato de comunicação.
A intencionalidade concerne ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfaz os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa. A meta pode ser informar, ou impressionar, ou alarmar, ou converncer, ou pedir, etc., é ela que vai orientar a confecção do texto.
O outro lado da moeda é a aceitabilidade, que concerne à expectativa do recebedor de que o conjunto de ocorrências com que se defronta se um texto coerente, coeso, útil e relevante, capaz de levá-lo a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objtivos do produtor.
O terceiro fator de textualidade, segundo Beaugrande e Dressler(1983), é a situcionalidade, que diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto que ocorre.
É importante para o produtor saber com que conhecimentos do recebedor ele pode contar e que, portanto, não precisa explicitar no seu discurso.
A conjugação desses três fatores de textualidade será a existência dos diversos tipos de discursos. Por exemplo: o que é qualidade num texto argumentativo formal poderá ser defeito num poema, ou numa estória de suspense, ou uma conversa de bar.
O interesse do recebedor pelo texto vai depender do grau de informatividade de que o último é portador. Esse fator de textualidade apontado por Beaugrande e Dressler(1983), diz respeito à medida na qual as ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, no plano conceitual e no formal. O ideal é o texto se manter num nível mediano de informatividade, no qual se alternam as ocorrências de processamento imediato, que falam do conhecido, com ocorências de processamento mais trabalhoso, que trazem novidade.
O texto com bom indice de informatividade precisa atender a outro requisito: a suficiência de dados. Isso significa, para Maria Costa Val (1994), que o texto tem que apresentar todas as informações necessárias para que seja compreendido com o sentido que o produtor pretende.
Um outro componete de textualidade apontado Beaugrande e Dressler(1983), é a intertextualidade, que concerne aos fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s). Inúmeros textos só fazem sentido quando entendidos em relação a outros textos, que funcionam como seu contexto.
Costa Val, Maria da Graças. Redação e Textualidade/ Maria da Graças Val.- São Paulo: Martins Fontes,1994.- (texto e linguagem).
Costa Val, Maria da Graças. Redação e Textualidade/ Maria da Graças Val.- São Paulo: Martins Fontes,1994.- (texto e linguagem).
Gostei muito :)
ResponderExcluirSua publicação ajudou-me na minha prova de Português da escola. Muito obrigada!
ResponderExcluirSua publicação ajudou-me na minha prova de Português da escola. Muito obrigada!
ResponderExcluirBoa explanação do assunto, parabéns!. 😉👏
ResponderExcluirTeria como citar as referências presentes no texto?
ResponderExcluirMuito boa para quem que estudar para uma prova como por exemplo eu!
ResponderExcluirÓtimo artigo, Parabéns!
ResponderExcluirParabéns valiosas demais estas informações.
ResponderExcluirParabéns tirei minha dúvida
ResponderExcluirParabéns me ajudou muito no meu trabalho de português
ResponderExcluirSempre recorro a essa página para alguns trabalhos e sempre aprendo algo a mais! Obrigada!
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