TEXTO E TEXTUALIDADE


      1.      O que é um texto?

Maria Costa Val (1994), em seu livro Redação e Textualidade, aborda que para se melhor compreender o fenômeno da produção de texto escritos é necessário entender previamente o que caracteriza texto, escrito ou oral.
Pode-se definir texto ou discurso como ocorrência linguistica falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
Antes de mais nada, um texto é uma unidade de linguagem de uso. Tem papel determinante em sua produção e recepção uma série de fatores pragmáticos, tais como: as intenções do produtor; o jogo de imagens mentais e o espaço de perceptibilidade visual e acústica comum, na comunicação face a face.
A segunda propriedade básica de um texto é o fato de ele constituir uma unidade semântica. Uma ocorrência linguística precisa ser percebida pelo receptor como um todo significativo, coerente.
Finalmente, o texto se caracteriza por sua unidade formal, material. Seus constituintes linguísticos devem, se mostrar irreconhecivelmente integrados, de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso.
Portanto, um texto será bem compreendido quando avaliado sob três aspectos:
a)      Pragmático, que tem a ver com seu funcionamento enquanto atuação informacional e comunicativa.
b)      O semântico conceitual, de que depende de sua coerência;
c)      O formal, que diz respeito à sua coesão.                                                                                     


2.      O que é textualidade

De acordo com a autora, chama-se de textualidade ao conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas um sequencia de frases.
Beaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer; a coerência e a coesão, que se relacionam com o material conceitual linguístico do texto, e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situcionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que tem a ver com os fatores pragmático.

Clique AQUI e veja uma sugestão de atividade que trabalha com texto e textualidade.
2.1  Coerência e coesão

A coerência é considerada o fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto.
Envolve não somente aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre interlocutores.  O seu sentido é construído não só pelo produtor como também pelo recebedor.
A coesão é a manifestação linguística da coerência. Responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.  
A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a inter- relação semântica entre os elementos do discurso respondendo pelo que se pode chamar de conectividade textual. A coerência diz respeito ao nexo entre os conceitos e a coesão, à expressão desse nexo no plano linguístico.
Para que um texto seja coerente e coeso ele necessita de certos requisitos como: a continuidade, a progressão, a não-contradição e a articulação. 
Clique AQUI e saiba mais sobre coesão e coerência.

      2.2  Os fatores pragmáticos da textualidade

A intencionalidade e a aceitabilidade, segundo Beaugrande e Dressler(1983) se referem aos protagonistas do ato de comunicação.
A intencionalidade concerne ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfaz os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa. A meta pode ser informar, ou impressionar, ou alarmar, ou converncer, ou pedir, etc., é ela que vai orientar a confecção do texto.
O outro lado da moeda é a aceitabilidade, que concerne à expectativa do recebedor de que o conjunto de ocorrências com que se defronta se um texto coerente, coeso, útil e relevante, capaz de levá-lo a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objtivos do produtor.
O terceiro fator de textualidade, segundo Beaugrande e Dressler(1983), é a situcionalidade, que diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto que ocorre.
É importante para o produtor saber com que conhecimentos do recebedor ele pode contar e que, portanto, não precisa explicitar no seu discurso.
A conjugação desses três fatores de textualidade será a existência dos diversos tipos de discursos. Por exemplo: o que é qualidade num texto argumentativo formal poderá ser defeito num poema, ou numa estória de suspense, ou uma conversa de bar.
O interesse do recebedor pelo texto vai depender do grau de informatividade   de que o último é portador. Esse fator de textualidade apontado por  Beaugrande e Dressler(1983), diz respeito à medida na qual as ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, no plano conceitual e no formal. O ideal é o texto se manter num nível mediano de informatividade, no qual se alternam as ocorrências de processamento imediato, que falam do conhecido, com ocorências de processamento mais trabalhoso, que trazem novidade.
O texto com bom indice de informatividade precisa atender a outro requisito: a suficiência de dados. Isso significa, para Maria Costa Val (1994), que o texto tem que apresentar todas as informações necessárias para que seja compreendido com o sentido que o produtor pretende.
Um outro componete de textualidade apontado Beaugrande e Dressler(1983), é a intertextualidade, que concerne aos fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s). Inúmeros textos só fazem sentido quando entendidos em relação a outros textos, que funcionam como seu contexto.

Costa Val, Maria da Graças. Redação e Textualidade/ Maria da Graças Val.- São Paulo: Martins Fontes,1994.- (texto e linguagem).

11 comentários:

  1. Sua publicação ajudou-me na minha prova de Português da escola. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Sua publicação ajudou-me na minha prova de Português da escola. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Boa explanação do assunto, parabéns!. 😉👏

    ResponderExcluir
  4. Teria como citar as referências presentes no texto?

    ResponderExcluir
  5. Muito boa para quem que estudar para uma prova como por exemplo eu!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns valiosas demais estas informações.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns me ajudou muito no meu trabalho de português

    ResponderExcluir
  8. Sempre recorro a essa página para alguns trabalhos e sempre aprendo algo a mais! Obrigada!

    ResponderExcluir