EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS



 Uma das funções do gênero segundo Jost (2004) é o direcionamento da interpretação do texto por parte do receptor. Os gêneros devem ser buscados e definidos tanto do ponto de vista da construção de sentido (regras semânticas), quanto do estabelecimento de um contrato de interlocução com o outro (regras pragmáticas). Eles dizem respeito à relação entre enunciado (o que é dito, conteúdo) e a enunciação (modos de dizer).
Martín-Barbero (1997) analisa o gênero como estratégia de comunicabilidade, lugar privilegiado de mediação, espaço de negociação entre objetivos do produtor e expectativas do receptor. O autor (idem, p. 302) assegura que “um gênero é, antes de tudo, uma estratégia de comunicabilidade, e é como marca dessa comunicabilidade que o gênero se faz presente e analisável no texto”. Nesse sentido, segundo o autor nenhum gênero é uma unidade acabada: eles são, na verdade, constituições híbridas; donde decorre que nenhum gênero é fechado em si mesmo, mas remete a outros.
Assim veremos agora como os textos são construídos de acordo com o gênero escolhido


Opinião

Aos 32 anos, terá mais uma chance de provar que pode ser ainda um grande jogador. Só que a pressão será muito maior. Ele chega com a responsabilidade de voltar a fazer o Galo reviver seus momentos de glória. Terá que provar ainda que vai se dedicar ao futebol e dar o ‘sangue’ em campo. Caso o Alvinegro não faça um bom Brasileirão, ele será o ‘bode expiatório’ e com uma possível dose de razão.
Eu sinceramente, duvido muito que ele consiga voltar a ter ao menos um bom futebol para desequilibrar um jogo (eu falo de 10% do que ele fazia no Barcelona).
Exceção em algumas partidas do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2011, ele foi um jogador comum no Flamengo. Simplesmente tocava e passava a bola. Não dava arrancadas. Não tentava um chapéu, por exemplo. Não chamava a responsabilidade para si.
Aliás, ele parece ter perdido a confiança em si mesmo. Me lembro na partida contra o Olímpia-PAR, pela quarta rodada da Libertadores, onde os flamenguistas foram derrotados por 3 a 2, Ronaldinho Gaúcho tentou dar um drible desconcertante em um defensor do time paraguaio e acabou não conseguindo. Como se aquele lance lhe dissesse: “Cara se manca, você não é mais um grande jogador. É mais um em campo. Não tente fazer o que você não sabe mais”


Texto Jornalístico

Ronaldinho destaca bom ambiente do Galo: 'Dias de muita alegria'

O armador Ronaldinho Gaúcho tem pouco tempo de Atlético-MG, mas afirma que vem se adaptando muito bem ao novo clube. O jogador se diz feliz em Belo Horizonte e destaca a motivação do grupo alvinegro no sentido de levar o Atlético-MG ao título do Campeonato Brasileiro. Objetivo que Ronaldinho garante que vai fazer o possível para que se torne realidade.
'Foi muito bom começar com vitória. Tive poucos dias de treino com o grupo, mas todos estão procurando me ajudar e isso tem sido importante. Devido a tudo isso, a adaptação tem sido boa. Então, esses primeiros dias aqui estão sendo de muita alegria para mim. O grupo quer muito vencer e sabe da importância que teria esse título para o clube. Todos que fazem parte desse grupo querem entrar para a história, então, está todo mundo muito motivado', declara.
Ronaldinho argumenta que é importante começar bem o Brasileiro e frisa que até o momento a campanha do Galo é boa, com dez pontos em quatro jogos, na vice-liderança. 'Sei da importância de arrancar bem no Campeonato Brasileiro, e a gente já deu esse primeiro passo. Se a gente fizer um bom primeiro turno, chega com mais tranquilidade no segundo turno. Vejo o grupo muito motivado e muito a fim de fazer história nesse clube', comentou.
O armador atleticano ainda falou sobre a função que vai desempenhar no Galo, atuando no meio-campo. 'É uma função que eu já tinha feito desde a época das categorias de base, de jogar como meia atrás do atacante. Para mim não tem problema nenhum. Se o Cuca quiser que eu faça essa função, não tem problema', afirmou.
Ronaldinho explicou o motivo de ter feito um contrato curto com o Atlético-MG. Segundo ele, como o Campeonato Brasileiro já estava em andamento, era necessário um acerto rápido, e para não estender demais as negociações firmou compromisso somente até o final do ano. 'Foi uma decisão rápida porque precisava de uma negociação rápida, o Campeonato Brasileiro já estava em andamento', disse.


Charge

JOST, F. Seis lições sobre a televisão. Porto Alegre. Sulina, 2004
MARTÍN-BARBERO. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.




Segue mais alguns exemplos de gêneros textuais uma vez que a lista é muito grande e difícil abordar todos ele. 


Carta
É um gênero textual que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo de leitor. Dependendo do leitor há até mesmo tratamentos específicos no caso de autoridades como o papa (Vossa Santidade), o juiz, o presidente, entre outros. Há algumas características que marcam esse tipo de texto:
- Local e Data
- Destinatário
- Saudação
- Interlocução com o destinatário
- Despedida

Exemplo:  Carta para papai Noel
"Querido Papai Noel, este ano eu me comportei direitinho obedeci a mamãe, fui para a escola, tentei fazer todas as tarefinhas que a tia passou, claro que tive muitas dificuldades porque muitas das vezes eu estava com tanto sono que não conseguia ficar acordado para fazer o dever de casa devido a um árduo dia de trabalho no sinal depois da escola.
Tenho sete anos de idade sou de uma família de cinco irmãos, por ser o mais velho eu e o meu irmão de cinco anos ficamos responsáveis por levar dinheiro para casa.
A minha mãe quando não está drogada é uma boa mãe, ela fica em casa cuidando dos meus irmãozinhos e amamentando o meu irmão caçula.
Ela trabalha em casa, eu só não sei direito o que ela faz, só sei que ela recebe uns homens que segundo ela são seus clientes. Quando esses clientes chegam lá em casa, ela manda eu e os meus irmãos esperarmos eles conversarem lá fora, quando ele sai, ela fuma muito e fica nervosa, nessa hora ela bate na gente a toa, por isso procuramos não fazer perguntas e nem irritá-la.
Quando chego em casa por volta das 21:00 h entrego o dinheiro que consegui no sinal para a minha mãe e vejo se sobrou comida para eu comer e espero todos irem dormir para eu fazer o dever de casa que a tia da escola passou, no dia seguinte eu acordo 7:30 h visto o uniforme e vou para a escola.
Gosto de ir para escola porque lá tem merenda e a comida é muito gostosa, as vezes nem consigo me concentrar na aula direto porque a minha barriga está doendo tanto que não vejo a hora da merenda.
Papai Noel, fui um bom menino este ano por isso te peço, por favor, faça com que todo dia eu consiga levar dinheiro para casa para a minha mãe não me bater mais e ficar feliz e parar de se drogar, e que todo o dia tenha comida, não deixa mais eu e meus irmãos irmos dormir com fome.
Ah! Se não for pedir de mais eu gostaria de ganhar também uma bicicleta para mim sem rodinha e uma para o meu irmão com rodinha, um carrinho de controle remoto para o Juninho, um caminhão de brinquedo para o Pedrinho, e um patinho de borracha para o meu irmão caçula.
Por favor, leia a minha cartinha este ano, já que todos os anos eu te escrevo e até hoje você não me respondeu.
Desde já te agradeço querido papai Noel!!!
Ass: Luizinho.
São joão de Meriti 03/11/2010"







Bilhetes

O bilhete é um gênero textual que se caracteriza por mensagens simples, escritas de forma clara e rápida, em um pequeno papel. Eles são usados como meio de comunicação entre as pessoas, como se fosse um pequeno aviso ou lembrete. Por serem simples e breves, os bilhetes não têm regras para serem escritos, cada pessoa escreve de acordo com sua idéia.

Exemplo:

“Luiz, hoje não poderei almoçar com você em casa, tenho uma reunião marcada de última hora, mas o almoço está no forno. E não esquece de levar o Pity ao pet shop. Beijos, Andréia”



Bula de remédio

A bula de remédio é um gênero de texto. Traz informações sobre o uso de um medicamento. Por ser um texto técnico, ele apresenta um grande emprego de termos específicos da área.
Exemplo:


Laboratório Aché
Apresentação de Sorine Infantil
sol. nasal fr. c/ 30 ml Cada ml contém: Cloreto de benzalcônio 0,1 mg Cloreto de Sódio 9.0 mg

Sorine Infantil - Indicações

Como antisséptico e descongestionante nasal de uso tópico.

Contra-indicações de Sorine Infantil

Sorine de uso pediátrico é contra-indicado no caso de hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Sorine de uso pediátrico não deve ser utilizado em inaloterapia devido ao risco de ocorrer broncoespasmo.

Advertências

A fim de diminuir o risco de transmissão de infecção, o conta-gotas não deve ser utilizado por mais de uma criança. O conta-gotas deve ser lavado com água fervida e secado após cada utilização.

Uso na gravidez de Sorine Infantil

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Interações medicamentosas de Sorine Infantil

Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Sorine Infantil

Apesar das reações adversas com sorine de uso pediátrico serem muito baixas, o seu uso prolongado raramente pode causar quadros de rinite medicamentosa.

Sorine Infantil - Posologia

Bastante flexível e ampla, já que mesmo irrigações generosas não alteram o movimento ciliar ou são capazes de produzir algum inconveniente. Em instilações, podem-se usar 2 a 4 gotas, 4 a 6 vezes ao dia.

Superdosagem

Não há relatos de superdosagem com SORINE de uso pediátrico.

Sorine Infantil - Informações

SORINE de uso pediátrico é um descongestionante nasal que respeita a fisiologia da mucosa de acordo com a mais moderna orientação pediátrica. Através do soluto fisiológico, umedece o muco acumulado nas narinas, facilitando a sua expulsão e ao mesmo tempo promove a assepsia local através do poder germicida do cloreto de benzalcônio, agente antimicrobiano que é rapidamente absorvido pela mucosa e que possui um rápido início de ação e um tempo de ação antimicrobiana moderadamente longo. O cloreto de sódio e o cloreto de benzalcônio nas concentrações em que estão presentes na formulação de SORINE de uso pediátrico, não interferem no movimento ciliar da mucosa nasal. Esta propriedade é muito significativa, uma vez que os cílios da mucosa nasal estão relacionados com os mecanismos de proteção das fossas nasais, eliminando secreções e impurezas que possam vir a se depositar na mucosa nasal e assim, evitar um quadro de obstrução. SORINE de uso pediátrico pode ser usado como fluidificante das secreções nasais em casos de resfriados, rinites e de quaisquer outras condições associadas ao ressecamento da mucosa nasal, como nos ambientes fechados (por ex.: salas de aula), baixa umidade do ar e poluição. SORINE de uso pediátrico não contém substâncias vasoconstritoras, portanto não há risco de reações adversas como taquicardia, tremores, etc.





Poema


Obra em verso em que há poesia. É uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes.

Ai de quem ama


Quanta tristeza
Há nesta vida
Só incerteza
Só despedida


Amar é triste
O que é que existe?
O amor


Ama, canta
Sofre tanta
Tanta saudade
Do seu carinho
Quanta saudade


Amar sozinho
Ai de quem ama
Vive dizendo
Adeus, adeus




Poesia: caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.




Amar


Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...


O amor é quando a gente mora um no outro.

Mario Quintana


Alguns xemplos de Tipos Textuais para que você saiba como identificar um. 

Narração:  É um tipo de texto no qual é contado uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. Os fatos são vividos por personagens em determinado lugar e tempo.

 Exemplo: O Coveiro
Millôr Fernandes


Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais.Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?
O coveiro então gritou, desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.





Texto descritivo: O texto descritivo por excelência consiste em uma percepção sensorial, representada pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) no intuito de relatar as impressões capturadas com base em uma pessoa, objeto, animal, lugar ou mesmo um determinado acontecimento do cotidiano.  A descrição pode ser retratada apoiando-se sob dois pontos de vista: o objetivo e o subjetivo.

Exemplo:  O Jantar do Bispo
A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um pátioquadrado. À direita havia um laranjal onde noite e dia corria umafonte. À esquerda era o jardim de buxo, úmido e sombrio, com suascamélias e seus bancos de azulejo.A meio da fachada que dava para o pátio havia uma escada degranito coberta de musgo. Em frente dessa escada, do outro lado dopátio, ficava o grande portão que dava para a estrada.A parte de trás da casa era virada ao poente e das suas janelasdebruçadas sobre pomares e campos via-se o rio que atravessa avárzea verde e viam-se ao longe os montes azulados cujos cimos emcertas tardes ficavam roxos.Nas vertentes cavadas em socalco crescia a vinha.À direita, entre a várzea e os montes, crescia a mata, a matacarregada de murmúrios e perfumes e que os Outonos tornavamdoirada. 
Sophia de Mello Breyner Andresen.




19 comentários:

  1. Adorei , PARABÉNS .

    Usarei nas aulas e indicarei aos meus alunos.
    abraços
    Denize

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho!!
    Usarei para enriquecer as minhas aulas.

    ResponderExcluir
  3. qual objetivo o autor escreveu aí de quem ama algem pode me fala

    ResponderExcluir
  4. Claudia Maely 15/09/13

    Excelente,é o que preciso para utilizar com meus professores da área de linguagem em planejamento, nos momentos de estudo.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Claudia Maely 15/09/13

    Excelente,é o que preciso para utilizar com meus professores da área de linguagem em planejamento, nos momentos de estudo.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns e muito obrigada! A equipe me ajudou muito na pesquisa.
    ESTER GILDA

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigada,me ajudou bastante na escola,fiz um trabalho sobre Gêneros Textuais.

    ResponderExcluir
  8. Adorei os textos, Vou fazer uma prova de gêneros textuais obrigado

    ResponderExcluir
  9. Adorei os textos, Vou fazer uma prova de gêneros textuais obrigado

    ResponderExcluir
  10. Parabéns. ótimo blog. Vou fazer uma prova de gêneros textuais.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns. ótimo blog. Vou fazer uma prova de gêneros textuais.

    ResponderExcluir
  12. Muito Obrigado,me ajudou bastante na escola.

    ResponderExcluir